quarta-feira, 25 de maio de 2011

Só de sacanagem (texto)


Ana Carolina e Seu Jorge

 

... E antes de fazer essa canção, eu queria ler um textinho aqui da Elisa Lucinda, chama-se Só de sacanagem.


Meu coração está aos pulos! Quantas vezes minha esperança será posta a prova? Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro. Do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais. Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais. Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta a prova? Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais? É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz. Meu coração tá no escuro. A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e todos os justos que os precederam. 'Não roubarás!', 'Devolva o lápis do coleguinha', 'Esse apontador não é seu, minha filha'. Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar! Até habeas corpus preventiva, coisa da qual nunca tinha visto falar, sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará! Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear! Mais honesta ainda eu vou ficar! Só de sacanagem!
Dirão: 'Deixe de ser boba! Desde Cabral que aqui todo mundo rouba!


E eu vou dizer: 'Não importa! Será esse o meu carnaval! Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos.' Vamo pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo, a gente consegue ser livre, ético e o escambal. Dirão: 'É inútil! Todo mundo aqui é corrupto desde o primeiro homem que veio de Portugal!' E eu direi: 'Não admito! Minha esperança é imortal, ouviram? Imortal!' Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final!

17 comentários:

  1. Prezados(a) Visitantes! Participem! Deixem seus comentários para que possamos trocar idéias.

    Um abraço!

    Erlane Muniz Martins.

    ResponderExcluir
  2. é um texto legal mas é triste pois conta uma realidade qur acontece no nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do texto de Elisa Lucinda. Ele é coerente com a perspectiva da educação fiscal e que retrata perfeitamente o que vem acontecendo no nosso país, abrindo nossos olhos para a realidade suja e nojenta do nosso Brasil.Tirando a fantasia que estes corruptos tentam fazer com a nossa sociedade.
    O que nós devemos fazer é lutar contra a impunidade e não deixar de ser honesto, e lutar por nossos direitos, cobrando daqueles que estão no poder e se dizem corretos, não vamos se deixar enganar.

    Taynara Carvalho, 16 anos das escola Julio França

    ResponderExcluir
  5. Esse texto abre nossos olhos para todo roubo que acontece de baicho de nosso nariz.
    Muito bem colocado!

    IGOR FRANCISCO

    ResponderExcluir
  6. O texto é bastante interesante,fala da nossa realidade,me chamou bastante atenção quando fala "Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais."que as pessoas são tão inocentes que não sabem se dinheiro está sendo bem aplicado ou não.
    Admiro muito o seu trabalho!
    Jarlene Araújo da Escola Júlio França

    ResponderExcluir
  7. Esse texto fala completamente tudo que um bom cidadão tem que fazer, não importa se eles la de Brasilia não entendem que quem precissa do dinheiro que nós mesmos prestamos ao governo para que seja usado (como a própia Elisa Luncinda fala)com as pessoas mais carentes, tanto na educação com na saúde.Ela derruba todas as máscaras da corrupção sem perder a pose de artista, ela desmancha a fantasia da sociedade de que nunca essa pouca vergonha dos nossos queridos politicos irá acabar, e também não culpa só os politicos de agora,a culpa não foi do FHC, a culpa não foi do Lulae muito menos da presidenta atual pois ele agora que pegou essa dureza, o Brasil esta sem moral desde que o primeiro homem português chegou aqui lá pelas tantas de 1500.
    Gostei muito desse texto parabéns D. Erlane Muniz

    ResponderExcluir
  8. Esse texto revela bem alguns problemas que ocorrem em nossa sociedade.Só o que devemos fazer é tentar mudar para que no futuro esses problemas não aconteção

    ResponderExcluir
  9. Este texto relata realmente o que acontece frequentemente em nossa sociedade.É bastante interessante. Gostei muito quando sugere que sejamos honestos para provocar os políticos que são corruptos.



    Luana Vanessa,14 anos..aluna da EEEP Júlio França

    ResponderExcluir
  10. Este documentario fala de tudo de bom para cidadão mas como a corrupção é grande,eles não podem procurar seu direitos de cidadão .O dinheiro que era para com as pessoas eles gastam sem nessecidade,os politicos que mais precisa dos cidadão para ganhar seu voto são esperto,mas quando é para ajudar a população eles somem.
    Mas como é bem citado no texto ela vai só de sacanagem fazer tudo mais correto do que ela fazia antes .

    Teófilo silveira dos reis

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do ponto de vista da narradora sobre o dinhero mal usado na sociedade em geral e o quetionamento dela criticando a maneira dos politícos adminitra as verbas que vem para o povo,Mas ela não faz isso esplicido e sim culto.

    Fracisco Railo Do Carmo.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito deste texto pois retrata muitas coisas do nosso pais como,dinheiro nosso que trabalhamos para conseguir para ser investido na educação na saúde andam em malas,cuecas ou seja como fala Elisa Lucinda voando.

    ResponderExcluir
  13. ERLANE, ESSE TEXTO É OTIMO,POÍS FALA SOBRE A CORRUPÇÃO NO NOSSO DIA-A-DIA.ELE FALA TAMBÉM SOBRE O QUE A GENTE DEVE FAZER EM UMA SITUAÇÃO COMO ESSA.ELE FALA A QUEM ESSE TEMA INTERESSA. POIS BEM, ELE INTERESSA AOS CORRUPTOS QUE ENGANAM AS PESSOAS INCAPAZES DE FAZER ALGO PARA SE DEFENDEREM.
    NOME-MARIA KELLY SOUSA - 1º ANO ENFERMAGEM
    ALUNA DA EEEP JÚLIO FRANÇA

    ResponderExcluir
  14. É um texto bastante interessante, pois retrata como as pessoas estão sendo enganadas por corruptos que estão cada vez mais presentes em nossa sociedade.

    Weslanea Carvalho
    Aluna da Escola Júlio França

    ResponderExcluir
  15. Gostei bastante do texto pois fala a verdade sobre os politicos coruptos que comandam nosso país,como que eles têm coragem de desviar dinheiro de hospitais, mesmo sabendo que põem vidas em risco?

    ResponderExcluir
  16. Nesse texto, fala-se das corrupções de muitas pessoas,que apesar de terem muito, querem muito mais, e não param pra pensar nas milhares de pessoas que estão passando sérias nescesidades,e o pior de tudo é que esse dinheiro era para ser repassado para os mais pobres.Mas infelizmente não podemos fazer nada,afinal a realidade é dura.

    Ariane medeiros,14 Julho frança

    ResponderExcluir
  17. O texto é muito bom e interesante. Fala do nosso conhecimento sobre corrupção e o que nós temos a ver sobre o assunto. Nos ensina que devemos ser honestos e que isso vale a pena.
    Wagner, 15 anos, aluno da EEEP Júlio França.

    ResponderExcluir